FALE CONOSCO »

25/2/2005 - Eleição do Sinter terá quatro chapas

A eleição para renovar a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter) ocorre hoje com quatro chapas concorrendo no pleito que inicia às 8h na quadra da escola Monteiro Lobato e com previsão de enceramento às 18h. O pleito será realizado em um clima de denúncias de irregularidades contra a atual diretoria.
Segundo a presidenta da Comissão Eleitoral do Sinter, Conceição das Graças de Matos Vieira, estarão concorrendo as chapas “Passando a Limpo”, que tem como candidato o professor Odir Lucas; “Resgatando Nossos Valores”, com a professora Maria Rita Marin como candidata a presidenta; “Moralização”, liderada por Jerônimo Andrade Soares; e “Vem Mais Por Aí”, do atual presidente, Carlos Alberto dos Santos Vieira, o Carlão.
Estão aptos a votar 4.136 professores associados ao sindicato, sendo a maioria professores federais, no total de 3.527. Os professores estaduais são 590 e apenas 19 professores municipais.
Conceição das Graças explicou que estarão disponíveis cinco sessões eleitorais instaladas na quadra da escola Monteiro Lobato e pediu que os professores procurassem chegar cedo para a votação. “Não haverá sessões no município do interior. Os professores terão que se deslocar até a Capital”, afirmou Conceição das Graças.
A presidenta da Comissão Eleitoral explicou que para votar o eleitor terá que apresentar a identidade ou a carteira do sindicato e um dos três últimos contra-cheques.
Além de votar para presidente, os professores irão escolher o Conselho Fiscal, compostas de cinco membros titulares e cinco suplentes, já designado na chapa de votação com o mesmo nomes da chapa para presidente.
A apuração será iniciada minutos depois de encerrada a votação e a divulgação da chapa vencedora tão logo seja concluído o trabalho de apuração. A posse do eleito está marcada para o dia 1º de março.
Conforme a Comissão Eleitoral, a diretoria será composta pelo presidente, vice-presidente e por oito diretores de departamentos e seus respectivos adjuntos, sendo departamentos de Política e Formação Sindical, Política Educacional, dos Servidores Federais, dos Servidores Estaduais, dos Servidores Municipais, Jurídico e departamento de Comunicação.
PROPOSTAS – O discurso dos candidatos ouvidos pela Folha é unânime na defesa da moralização e da transparência, através de um processo democrático de participação dos sindicalizados.
O pagamento dos precatórios é outro assunto que consta na pauta de propostas de todos os candidatos. A idéia da chapa “Passando a Limpo” é nomear uma comissão para aditar todo o processo e elaborar um relatório que será apresentado à categoria, que decidirá as providências a serem tomadas, caso sejam comprovadas irregularidades.
O anseio pela mudança levará candidatos a pedir a impugnação da chapa do atual presidente do Sinter. Odir Lucas disse que seu Departamento Jurídico vai analisar o estatuto e o regimento interno da instituição e se detectar irregularidades vai contestar a candidatura de Carlão. “Eu entrei na disputa para fazer uma limpeza no Sinter. Nossa chapa é composta por professores dignos, honestos e não aceitaremos erros”, declarou.
A gestão de Carlão é freqüentemente criticada pela categoria. Por conta dos precatórios, passou por uma CPI na Assembléia Legislativa e está na mira do Ministério Público Estadual. Nada disso, porém, abala a confiança do atual presidente. “Os que tentaram me tirar, não tiveram a coragem de se candidatar. Deveriam ter entrado na disputa”, criticou Carlão. (R.R)

Fonte: Folha de Boa Vista (RR)

Clique aqui para exibir todas as notícias...

« Voltar

Produzido por Blaze Interativa