28/2/2005 - Andrade é eleito presidente do Sinter
O professor Jerônimo Andrade foi eleito o novo presidente do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima) pela chapa Moralização. Professor Andrade, como é mais conhecido, obteve 373 votos dos 885 que compareceram para votar.
Na segunda colocação ficou o professor Odir Lucas, com 251 votos. O atual presidente do Sinter, Carlão, obteve 174 votos e 72 pessoas votaram na professora Rita Marin. O Conselho Fiscal eleito foi o da chapa Moralização, com 292 votos. A eleição e apuração ocorreram de forma tranqüila. O presidente eleito tomará posse no dia 1 o de março, próxima terça-feira.
Ao final da eleição, Jerônimo Andrade falou à Folha sobre suas primeiras ações, entre elas a de solicitar uma auditoria em todas as prestações de contas do sindicato, principalmente aquelas envolvendo a venda de precatórios. “Temos que saber o que realmente aconteceu com esses precatórios, se foi vendido, a quem e por quanto”, afirmou.
Nas ações que pretende desenvolver na sua gestão, o professor destacou a reabertura de convênios; resgatar a luta sindical acompanhando e reivindicando as perdas salariais; reaver a GID para quem de direito; dar apoio jurídico ao associado ativo e inativo; promover parcerias; Convocar um congresso para reavaliar o estatuto da entidade; criação do boletim informativo bimestral para publicação das ações e prestação de contas da entidade; mobilizar campanhas para novas filiações de servidores federal, estadual e municipal; eleger representantes da categoria nas escolas do Estado e municípios; e fazer cumprir rigorosamente o estatuto.
Nas ações sociais é pretensão da diretoria construir uma sede social, criar um Centro de Informática e Oficinas, além de promover e participar de eventos e de datas comemorativas.
“Temos que resgatar a história de luta do Sinter em defesa dos trabalhadores em Educação”, disse. “Para resolver a questão dos precatórios será designada uma comissão, mas nossa proposta é que cada um tem direito a vender seus precatórios da forma que quiser, daremos apenas suporte jurídico se o sindicalizado precisar”, frisou. DIRETORIA - A nova diretoria do Sinter fica assim constituída: presidente Jerônimo Andrade Soares; Vice-presidente: João Herculano Sobrinho; Administração de finanças: Edna Moura / Orlando Pimentel; Política Sindical: Luiza Nancy Pereira / Sebastião Carvalho; Política Educacional: Mirian Pereira / Maria José Gomes; Depto de Servidores Federais: Maria Olenúbia / Ivanildo Cantanhede; Depto de Servidores Estaduais: Sebastião Pimentel / Edvaldino da Silva; Depto de Servidores Municipais: Jorge Almeida / França Miguel; Depto Jurídico: Alfredo Cruz Magalhães / Valdeci Moreira; Depto de Comunicação: Amadeu Martins / Elivan Marques. CONSELHO FISCAL - Titulares: Maria de Lourdes Falcão; Maria Odelglácia Nobre Hage; Jacilda Barreto de Araújo; Maria Izabel Aniceto da Silva e Ecir Rodrigues de Oliveira
Suplentes: Alfredo ‘Parazinho’ Nunes; Carlos Alberto Oliveira da Mota; Maria do Carmo Nascimento Souza; Dalcimar Maduro Vasconcelos e Odília Maria Ferreira dos Santos. Abstenção foi histórica
A abstenção foi uma das maiores já registradas em eleições do Sinter. Dos 4.136 professores que estavam aptos a votar, apenas 885 compareceram na quadra da escola Monteiro Lobato durante a votação.
A Comissão Eleitoral disponibilizou cinco sessões eleitorais, sendo divididas para servidores municipais, servidores estaduais e três para os servidores federais, que são em maior número. Ao final da votação a urna para os servidores municipais contabilizou apenas cinco votos, a de servidores estaduais 88 e as três sessões federais somaram 770 votantes. CARLÃO - A Folha tentou contato com o atual presidente do Sinter, Carlos Alberto Vieira, o Carlão, mas até o fechamento dessa edição, por volta das 23h30, depois de encerrada a apuração, não foi possível localizá-lo.
Fonte: Folha de Boa Vista (RR)
Clique aqui para exibir todas as notícias...
« Voltar
|