2/3/2005 - Prefeitos se reúnem no TRT e iniciam negociação de precatórios
Dez prefeitos e procuradores jurídicos de municípios da região de Itaporanga, o Vale do Piancó, se reuniram nesta terça-feira, 01, com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juiz Afrânio Melo, no primeiro encontro preparatório para o "Projeto Conciliar", que tem como objetivo buscar o pagamento de uma dívida trabalhista que nessa região soma R$ 4.315.198,00, valor atualizado. A dívida total em cerca de 180 municípios do Estado é de R$ 40 milhões. O "Projeto Conciliar", acontecerá simultaneamente no dia 19 de maio nas 22 Varas do Trabalho do Estado.
"Acredito que essa reunião surtirá muito efeito, porque nós prefeitos estamos em uma situação difícil e a conciliação é o meio mais adequado para o pagamento dos precatórios. Temos agora essa oportunidade e aplaudo a iniciativa do presidente do TRT de se dirigir ao sertão para conversar com os prefeitos", disse Antônio Porcino, de Itaporanga.
Para o prefeito de Conceição, Alexandre Braga, o precatório é uma questão crucial, que está sacrificando os municípios e uma negociação será bom para todas as partes. Já o advogado Remígio Júnior disse que o encontro em Itaporanga "demonstra a sensibilidade do presidente do TRT, Afrânio Melo, de vir a essa região pobre e sofrida e mostrar que o Tribunal está aberto para receber as prefeituras e resolver o problema dos precatórios. No momento que as partes recebem os valores, o dinheiro circula na própria região e para as prefeituras será bom porque elas vão ficar livres de um débito dentro de condições que não inviabilizem a administração".
O presidente do TRT, juiz Afrânio Melo destacou a manifestação dos prefeitos em colaborar com a Justiça do Trabalho. "Foi realmente um boa surpresa. Os prefeitos se mostraram acessíveis, uma prova de que o Projeto Conciliar é sério, transparente e que busca resolver um problema que é grave. Estamos aqui colocando em prática a Justiça Cidadã", disse.
Nesta quarta-feira, a reunião será em Patos, na Vara do Trabalho, às 14h30, com os prefeitos da região e também da jurisdição de Taperoá. Na quinta-feira, às 11h, o encontro será em Monteiro, onde Afrânio Melo vai se reunir com os prefeitos da região do Cariri.
As informações são do site do TRT.
Fonte: O Norte (PB)
Clique aqui para exibir todas as notícias...
« Voltar
|