FALE CONOSCO »

15/3/2005 - Montes fica aliviado com fala de especialista

Ex-prefeito Marcos Montes (PFL) avaliou ontem como esclarecedora entrevista exclusiva do especialista do Banco Mundial, Dean Cira, publicada na edição de domingo,do Jornal da Manhã. "Nada como o tempo para colocar as coisas no devido lugar", disse o ex-prefeito, ressaltando que as declarações do técnico do Bird são mais uma prova de que a Prefeitura de Uberaba possui uma situação financeira confortável, além de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O especialista do Banco Mundial no Setor Urbano participou de todas as missões da instituição financeira internacional para preparação do Projeto Água Viva proposto durante o governo Marcos Montes visando melhorar o sistema de água e esgoto da cidade. Dean Cira concedeu a entrevista com assessoramento do economista do Bird no Brasil, Fernando Blanco, que coordenou a análise fiscal e financeira promovida na Prefeitura de Uberaba.
Os técnicos confirmam o resultado do relatório oficial divulgado pelo Banco Mundial no segundo semestre do ano passado, indicando que o governo municipal, até junho de 2004, estava com suas contas em dia, inclusive no que se refere à capacidade de endividamento. "A entrevista concedida ao JM pelo especialista do Banco Mundial é um instrumento puramente técnico, que derruba, por si só, qualquer tentativa de se dar conotação política ao assunto", afirmou o ex-prefeito. Marcos Montes disse ainda que "fica evidente que as informações sobre déficit na Prefeitura de Uberaba, divulgadas nos últimos meses, são irreais, falsas e com objetivos meramente políticos". Inclusive, desde que as notícias sobre dívidas tiveram início, o ex-prefeito tem desmentido a situação, admitindo, porém, a existência de dívidas fundadas (financiamentos para obras, precatórios, e outros parcelamentos) contraídas desde a década de 80.
Na entrevista ao Jornal da Manhã, Dean Cira explicou que o Banco passou a efetuar empréstimos diretos aos municípios no Brasil há pouco tempo, a partir de decisão do governo federal em abrir essa nova linha de financiamento. O primeiro empréstimo municipal aprovado no Brasil, segundo ele, foi para Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. "No caso de Uberaba, o Projeto Água Viva terá um impacto substancial na área de saneamento integrado: abastecimento de água, macro-drenagem e tratamento e coleta de esgoto. Esses aspectos, envolvendo qualidade de vida e saúde ambiental, tornam o projeto atraente para o Banco", afirmou. Além disso, segundo Dean Cira, a análise interna demonstra que o Município de Uberaba possui capacidade financeira para pegar o empréstimo e pagá-lo de volta. "Isso pode até parecer óbvio, mas seguramente nem todos os municípios possuem essa capacidade", disse o especialista no Setor Urbano. (CMM)

Fonte: Jornal da Manhã (MG)

Clique aqui para exibir todas as notícias...

« Voltar

Produzido por Blaze Interativa