FALE CONOSCO »

3/5/2005 - Portuário cobra R$ 135 milhões

Os portuários gaúchos estão mobilizados para cobrar dívidas trabalhistas, na forma de precatórios, que deveriam ter sido quitadas em 1998. O valor é calculado em R$ 135 milhões, segundo levantamentos apresentados ontem pela União dos Portuários do RS (Upersul) em audiência extraordinária da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal. O diretor financeiro da Upersul, Rubson Pereira de Oliveira, revelou que os dois últimos governos chegaram a repassar parte dos recursos devidos à categoria. 'Os precatórios beneficiam 3 mil portuários vinculados aos portos de Rio Grande, Pelotas, Triunfo e Porto Alegre', frisou.

A Upersul entregou ao governo do Estado pedido de audiência para tratar do pagamento, mas 'não obtivemos resposta', disse Oliveira. Segundo ele, a categoria continuará mobilizada para receber os valores.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Rio Grande, Clênio Fagundes Nunes, ressaltou que a quitação dos precatórios foi determinada pela Justiça e que a categoria poderá adotar medidas de pressão para assegurar a liberação dos precatórios. O sindicato denunciou o impasse à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o diretor da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Daniel Lena Souto, o pagamento dos precatórios é determinado pela Secretaria da Fazenda e só a partir da autorização formal a SPH está apta a liberar os recursos

Fonte: Correio do Povo (RS)

Clique aqui para exibir todas as notícias...

« Voltar

Produzido por Blaze Interativa