3/5/2005 - César Maia: escalada autoritária do governo Lula é nítida
PORTO ALEGRE - O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, observou, durante o 18º Fórum da Liberdade, que o governo Lula vem numa escalada autoritária que cada dia se torna mais nítida, como a tentativa de um conselho de jornalismo, a tentativa de criação da Ancinave, a desestabilização da propriedade do campo, a aproximação com o MST, a intervenção nas agências reguladoras, os sinais externos, o discurso político, a aproximação com o presidente Chávez, da Venezuela, o desrespeito à Federação e a centralização tributária.
''Esses sinais de uma escalada tributária são precipitados pelo mercado. Quanto menos o investidor enxerga o ambiente onde está na sua capacidade de competir e elemento de retorno do seu capital, quanto mais ele olha pra frente e vê a insegurança política e insegurança jurídica, mais ele traz suas decisões a curto prazo. Ele adianta o aumento de preços e aumenta nos juros'', prevê.
Maia disse ainda que o governo Fernando Henrique Cardoso teve seus méritos e fracassou no segundo mandato, quando adotou um populismo cambial para segurar a inflação. Segundo ele, isso custou caro ao país. Durante o ano de 98, com a crise asiática e a da Rússia depois, em 99, o Brasil teve perda de reservas e remessa de capitais na casa de US$ 60 bilhões.
''Os governos acertam e erram. Do ponto de vista tático da política, é ver qual as idéias e posições com as quais não podemos conviver e quais podemos conviver'', enfatizou.
O pré-candidato do PFL fez críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela atual política de juros praticada no país. Ele observa que o governo federal é responsável por pelo menos um terço da taxa de juros. O prefeito argumentou que, se não houvesse esse risco político, se trabalharia com taxas de juros nominais em cerca de 12% a 13% . De acordo com Maia, outro dos motivos de insegurança no país é o volume de precatórios não pagos no Brasil, que já chegam a cerca de R$ 100 bilhões.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ)
Clique aqui para exibir todas as notícias...
« Voltar
|