FALE CONOSCO »

13/5/2005 - Prefeitos do Nordeste se reúnem em João Pessoa para criar a UNEP

João Pessoa vai sediar nos dias 2 e 3 de junho, o I Encontro Nordestino de Prefeitos que tem como objetivos a criação da União Nordestina de Prefeitos (UNEP), escolha e eleição de sua diretoria, que manterá sede em Brasília. O encontro é promovido pela Organização Não Governamental Fórum Nacional Brasil Social, que defende a formação de um grande bloco de lideranças municipais em prol do Nordeste.

Durante o encontro, além da criação da UNEP vão ser debatidos os seguintes temas: endividamento dos municípios, acentuadas quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos anos de 2003 e 2004, transposição do Rio São Francisco e geração de emprego e renda identificando suas reais vocações.

Estão convidados para participar do evento, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Cidades Olívio Dutra, o governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), o prefeito de Recife João Paulo (PT), o presidente da Câmara Federal Severino Cavalcanti (PP), o presidente do Senado Federal Renan Calheiros (PMDB), deputados estaduais e senadores, governadores e deputados federais do Nordeste.

O encontro vai contar com uma comissão técnica e cientifica, formada por quatro deputados estaduais, que tem a missão de garantir o caráter oficial do Encontro de Gestores Públicos Municipais, para o alcance de subsídios necessários para o bom andamento de todos os preparativos.

A comissão é formada pelos deputados Gervásio Maia Filho (PMDB) e Fábio Nogueira (PSDB) e pelas deputadas Iraê Lucena (PMDB) e Edina Wanderley (PSDB).

A Região Nordeste ocupa uma área de 1.561.177,8 km², o que equivale a 18,3 por cento do território brasileiro, abrangendo um total de 1.787 municípios, distribuídos por nove Estados. Entretanto, essas potencialidades e força da região não estão sendo observadas em conta pelo poder federal.

A deputada Estadual Edna Wanderlei (PSDB/PB), por exemplo, fez críticas ao governo federal por causa da crise financeira que os municípios nordestinos vêm sofrendo nos últimos dez anos, com a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "A maioria das prefeituras da região Nordeste está mergulhada na falta de dinheiro para o pagamento de precatórios e ainda para investir em áreas como infraestrutura, educação e saúde e está na hora dos prefeitos nordestinos reagirem e se unirem na busca de soluções.", disse ela ressaltando a importância do evento.

As informações são da Assessoria de Imprensa da AL-PB

Fonte: O Norte (PB)

Clique aqui para exibir todas as notícias...

« Voltar

Produzido por Blaze Interativa