20/5/2005 - Secretários dificultam trabalho de Comissão
O vereador Lourival dos Santos (PSB) é o novo relator da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara, em substituição à vereadora Marilda Ribeiro de Resende (PT), que pediu seu afastamento na terça-feira.
A comissão foi criada há 90 dias para investigar o comprometimento financeiro da Prefeitura de Uberaba entre 1997 e 2004, respectivamente, nos governos dos ex-prefeitos Marcos Montes (PFL) e Odo Adão (PSDB). Nesse período, o relatório final deveria estar pronto, o que não ocorreu, sendo concedido mais 90 dias de prazo para conclusão dos trabalhos.
Esta, inclusive, seria uma das razões para que Marilda deixasse a CEI. Ela apontou a precariedade das condições de trabalho e a necessidade do acompanhamento de um corpo técnico com dedicação exclusiva de seus membros. "Sem um planejamento qualificado, sem acompanhamento técnico para cumprir os fins propostos, seria atuar na superficialidade da questão", disse ela.
Em resposta aos questionamentos da vereadora, o presidente da comissão, vereador Cleber Cabeludo (PMDB), disse ontem que, desde o início dos trabalhos, solicitou a contratação de um técnico em orçamento e contabilidade pública, sendo o pedido atendido no dia 29 de março, um mês depois de criada a comissão. Além disso, o grupo é assessorado por um advogado lotado na Câmara.
Cleber explica ainda que a CEI encaminhou uma série de ofícios aos secretários Lúcio Scalon e Valdir Dias, nos quais solicitou precatórios e documentos referentes aos exercícios financeiros em análise. A comissão só foi atendida, segundo ele, após requerer diretamente ao prefeito Anderson Adauto, no dia 5 de abril.
Em correspondência lida em plenário, assinada por todos os membros, a comissão informa que, nos próximos dias, vai apresentar um relatório parcial dos precatórios não pagos e deve agendar uma reunião junto à diretoria do INSS em Uberaba para avaliar o déficit do município junto ao órgão. "Quero deixar claro que a comissão não tem medido esforços para trazer um relatório claro sobre a existência ou não de déficit", disse o presidente da comissão. (CMM)
Fonte: Jornal da Manhã (MG)
Clique aqui para exibir todas as notícias...
« Voltar
|