FALE CONOSCO »

6/1/2005 - Ciesp incentiva pagamento do IPVA

Entidade está mobilizando os associados para quitar o imposto de forma antecipada e, assim, ajudar a prefeitura
Ronaldo Schiavone
As dificuldades financeiras da prefeitura motivaram a diretoria regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) a lançar uma campanha que tem como finalidade estimular os seus associados a quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de forma antecipada. No ato do pagamento, 50% do valor é automaticamente revertido para os cofres municipais.

“A idéia foi do nosso assessor jurídico, Itamar Crivelli, e surgiu antes do Natal, quando lemos no jornal que a prefeitura estava com problemas para arcar com o pagamento dos servidores públicos e dos precatórios”, explica o diretor regional do Ciesp, Ricardo Marques Coube.

O pagamento do IPVA é dividido em três parcelas, com o primeiro vencimento previsto para janeiro. Os proprietários de veículos podem, no entanto, quitar integralmente o valor do imposto em janeiro, opção que é defendida pelo Ciesp. “Nesse caso, você tem um desconto que é oferecido pelo governo e, ao mesmo tempo, colabora com a prefeitura”, argumenta Coube.

Ele conta que a entidade escolheu o IPVA para ser tema da campanha em função da velocidade com que os recursos são repassados ao município. “Em 48 horas, os 50% do imposto que cabem à prefeitura já estarão nos cofres da administração”, justifica.

O diretor regional do Ciesp afirma que a campanha foi bem recebida pelos empresários da cidade. “Soube que vários associados estão se manifestando coletivamente a favor do pagamento antecipado”, ressalta.

Para o secretário municipal de Finanças, Edmundo Albuquerque, a campanha é bem-vinda. “Recebemos com satisfação qualquer iniciativa que venha facilitar o nosso trabalho e antecipar a arrecadação”, comenta.

Ele pede que as pessoas físicas também procurem quitar o IPVA de uma só vez. “Quem puder antecipar o pagamento estará nos ajudando a resolver rapidamente o problema dos salários”, destaca.

Lotéricas

Além da rede bancária, cerca de 2.200 lotéricas do Estado de São Paulo também estarão recebendo o IPVA de 2005. Para fazer o pagamento nos estabelecimentos comerciais, os proprietários de veículos precisarão apenas informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A primeira parcela ou a cota única do imposto dos veículos com placa final 1 deve ser paga até o dia 10 de janeiro. O prazo para os veículos com placa final 2 vence no dia 11, e assim sucessivamente.

O contribuinte também deverá pagar o seguro obrigatório (Dpvat) junto com o imposto e pode, ainda, optar pelo licenciamento antecipado com desconto. O Estado tem hoje cerca de 10 milhões de veículos em circulação.

Fonte: Jornal da Cidade (SP)

Clique aqui para exibir todas as notícias...

« Voltar

Produzido por Blaze Interativa